Falamos com os pais para saber quais são suas dúvidas em relação à vacinação infantil. Esta página fornece respostas a essas dúvidas.
Vacinas
Por que as vacinas são necessárias?
As vacinas oferecem proteção contra doenças que já mataram ou causaram danos a vários bebês, crianças e adultos. Essas doenças perigosas são raras atualmente graças ao uso generalizado das vacinas. No entanto, se as pessoas não vacinarem seus filhos, essas doenças podem voltar a ser comuns novamente. Algumas crianças não podem ser vacinadas por razões médicas. Essas crianças correm o risco de contrair graves doenças se outros pais não vacinarem seus filhos. As vacinas protegem seu filho e as crianças mais vulneráveis da sua comunidade.
Como funcionam as vacinas?
As vacinas contêm uma pequena quantidade inofensiva do vírus ou bactéria que causa a doença. Quando seu filho toma a vacina, ela aciona anticorpos para combater o vírus ou bactéria. Se seu filho entrar em contato com o vírus ou bactéria novamente, ele/ela já terá os anticorpos necessários para combatê-lo e não ficará doente. Seu filho fica imune à doença.
As vacinas são seguras?
As vacinas são muito seguras. Todas as vacinas foram totalmente testadas antes de ser aprovadas para uso. Milhões de crianças em todo o mundo recebem vacinas com segurança todos os anos. A quantidade de vírus ou bactérias presentes na vacina é inofensiva. Podem ocorrer pequenos efeitos colaterais, como inchaço no local da injeção ou febre baixa.
Existem vários mitos, boatos e histórias assustadoras sobre vacinas. Clique aqui para saber mais sobre como se proteger e proteger os outros contra informações falsas.
Por que existem tantas vacinas para bebês e crianças pequenas?
Os bebês e as crianças pequenas são vulneráveis a doenças. Eles podem ser expostos a doenças de familiares e outros contatos próximos. Algumas dessas doenças podem ser fatais. O calendário de vacinação foi elaborado para proteger os bebês e as crianças pequenas antes de elas entrarem em contato com doenças que podem levar à morte. Algumas vacinas são repetidas ao longo do calendário para garantir que seu filho fique totalmente protegido. Ao vacinar seu filho de acordo com o calendário, ele estará protegido quando mais precisar.
Posso atrasar ou pular algumas vacinas?
Algumas pessoas se preocupam em dar várias vacinas à criança ao mesmo tempo. Especialistas médicos já confirmaram que é seguro tomar várias vacinas ao mesmo tempo. Não existem vantagens em atrasar ou pular vacinas, mas existem riscos. Se você atrasar ou pular as vacinas, seu filho não estará protegido quando mais precisar.
Existem alternativas para as vacinas?
Não existem alternativas eficazes para as vacinas capazes de oferecer proteção contra os vírus e bactérias causadores de doenças que podem ser prevenidas com vacinas. Algumas pessoas falam sobre “imunidade natural” e “reforçar o sistema imunológico”, mas não existem alternativas que substituam os benefícios da vacinação.
Vacinação
Como são fornecidas as vacinas na Irlanda?
As vacinas infantis são fornecidas gratuitamente em consultórios de clínicos gerais, hospitais, clínicas de saúde e escolas. O local dependerá da idade do seu filho e das suas circunstâncias. Seu filho precisará de cinco visitas para se vacinar entre os 2 e 13 meses. Essas vacinas costumam ser fornecidas pelo clínico geral (GP).
Baixe e imprima nossa tabela de vacinação fácil de usar para os pais.
Nosso gráfico especialmente projetado e fácil de usar para os pais explica quando as vacinas são devidas na Irlanda. Você pode baixar e imprimir nossa tabela de imunização GRATUITA 'Toda criança precisa de 5' para os pais - recomendamos até colocá-la em um local conveniente, como uma geladeira.
Como posso preparar meu filho para tomar a vacina?
Para preparar seu filho antes de tomar a vacina, siga estas dicas:
- Fique calmo e tranquilo ao falar sobre a visita para tomar a vacina.
- Explique que as vacinas “protegem você contra doenças” e “ajudam a manter você saudável”.
- Explique que a aplicação da vacina pode parecer uma “picada” ou “beliscão”, mas que isso passa muito rápido. Evite palavras que possam assustar a criança, como “dor”, “agulha” ou “injeção”.
- Ajude seu filho a compreender que as vacinas são uma parte boa do sistema de saúde. Evite contar histórias assustadoras ou fazer ameaças sobre o uso de “agulhas” ou “injeções” como punição por ser atrevido.
Para ajudar seu filho durante a visita da vacina, siga estas dicas:
- Tranquilize-o segurando seu filho no colo. Sorria e faça contato visual com ele.
- Lembre-o de que as vacinas “protegem contra doenças” e “ajudam a mantê-lo saudável”.
- Distraia os bebês e crianças pequenas abraçando, cantando ou falando suavemente. Leve o brinquedo ou paninho favorito da criança para confortá-la.
- Distraia crianças mais velhas contando uma história ou apontando coisas interessantes no ambiente.
- Dê suporte a seu filho se ele/ela chorar. Não o repreenda por não “ser corajoso”.
Informações adicionais
- Clique aqui para fazer download do folheto da HSE “Imunização do seu filho: um guia para os pais”
- Clique aqui para ler as respostas a uma lista detalhada de perguntas sobre o calendário de imunização infantil da HSE
- Clique aqui para obter uma lista dos componentes das vacinas. Lembre-se: todas as vacinas foram totalmente testadas antes de serem aprovadas para uso.
Baixe esta página em formato pdf